Menu
Olá! Eu sou a Mariana.

Nasci em Lisboa, em 1989, e vivi na Parede durante a infância. Estudei piano desde pequenina (3 anos) e sou bilingue – português é a minha língua mãe e inglês a minha segunda porque andei no colégio inglês durante 18 anos, a minha segunda casa durante esses anos todos.

Depois de fazer o International Baccalaureate, decidi ir estudar Direito para a Universidade Católica, por uma questão prática de ter entrada mais fácil aonde queria ir. No entanto, percebi que ia ser temporário, e assim foi. No segundo semestre apaixonei-me pela cadeira de Antropologia Filosófica e percebi que estudar o ser humano em todas as suas dimensões era um caminho que fazia mais sentido, que era mais eu.

Fiz a Licenciatura em Antropologia na Universidade Nova de Lisboa e licenciei-me em 2010, depois de ter feito 6 meses de Erasmus em Barcelona. Em 2012-2013 vivi em Londres, onde fiz o Mestrado em Empreendedorismo Social na Goldsmiths’ University of London.

Depois de viajar muito pelo mundo na infância e adolescência, desde 2014 que estou a morar em Portugal.

Trabalhei na área de Direitos Humanos com a Amnistia Internacional, e em ação e intervenção social e comunitária na Nablus Association for Social and Community Development na Cisjordânia. Colaborei com a UnLtd Foundation for Social Entrepreneurs em Londres. Fiz o curso/programa de empreendedorismo social mãos na massa Guerreiros Sem Armas em 2014 com o Instituto Elos – Brasil, onde aprendi e apliquei a metodologia do Jogo Oasis, diagnóstico apreciativo, Comunicação Não Violenta, danças circulares, entre outras metodologias colaborativas e participativas de desenvolvimento humano, e de intervenção e ação social. Neste sentido, trabalhei com a Associação TESE no projeto Orienta.Te em São Domingos de Rana, fazendo sessões individuais e familiares baseadas em terapia familiar sistémica e coaching aplicado a intervenção comunitária. O que sempre me moveu: ajudar as pessoas a encontrar soluções para questões pessoais ou coletivas, como por exemplo a concretizar sonhos e objetivos pessoais e comuns ou a ultrapassar desafios, e ao mesmo tempo, facilitar o despertar do seu bem-estar através da dança, do canto, do auto conhecimento.

Foi em 2014 que comecei a formar-me e ter mais experiência na área do bem-estar e desenvolvimento humano, pessoal e social. Estudei coaching, biodanza, e fiz várias formações em meditação, dança e movimento orgânico e autêntico, comunicação consciente e alimentação saudável. Comecei a dar aulas de dança para o bem-estar e aulas de meditação e alinhamento através do corpo e movimento. Tenho formação como Terapeuta Multidimensional desde 2018, e sou Consultora de Prosperidade (Método Leonard Orr) e Mestre Reiki desde 2015. Desde essa data, fiz várias consultas para o bem-estar geral, de concretização de sonhos e objetivos, consultas de prosperidade e de terapia multidimensional. Dei o meu primeiro curso de Reiki em 2019.

Promovi várias ações de rua de dança, música, bem-estar, e outras dinâmicas criativas e participativas. Fui co-fundadora de NÓS VOZ, um projeto de workshops e concertos meditativos e interativos com canções originais criadas por nós. Criei a performance interativa de música, dança e poesia Do Mar para a Terra. Fiz parte da Companhia Matridança, onde participei em espetáculos a nível nacional e internacional. Mais recentemente comecei a compor, cantar e gravar canções para adultos e crianças.

Em 2019 fui Mãe, e desde então tenho-me dedicado ainda mais àquilo que considero essencial, e isso é uma descoberta e uma criação do dia-a-dia.

Depois de anos de sonho, experiência e organização, em Junho de 2020 fundei o projeto Alegria para Todos, um projeto social inclusivo que promove música, dança, serviços, atividades e eventos na área artístico-criativa, e nas áreas de bem-estar, realização pessoal, profissional e de desenvolvimento humano em empresas, escolas, eventos e também em contextos sociais em desvantagem. Para que esta acção social seja possível, 20% do valor das atividades formativas feitas em empresas reverte para o Fundo Alegria para Todos para suportar a oferta de atividades, acompanhamento e formações em contextos sociais em desvantagem e que à partida não teriam acesso a elas.

Alegria para Todos porque acredito que a alegria existe em todos e que às vezes precisa apenas de ser acordada ou encontrada. Acredito que a alegria é o amor que nos move a criar uma vida e um mundo saudável e especial a cada dia, é o que nos ajuda a dar passos de luz.

A arte sempre foi natural em mim e sempre esteve intimamente ligada ao meu bem-estar. Com 3 anos a minha mãe foi buscar-me à escola e eu tinha feito um fato completo de enfermeira com folhas brancas A4, fita cola, e uma caneta vermelha. Fazia vestidos para as bonecas cortando os lençóis lá de casa (com grande prejuízo lá em casa). Fazia colares quando ia passar o fim de semana à natureza. Diariamente escrevia um diário, textos, poesia. Pintar, pouco, mas gosto. Em geral, sou criativa, gosto de criar com aquilo que existe disponível. Cantar e dançar são a minha paixão maior, aí é onde sinto que estou por inteiro mesmo. Adoro fotografia e vídeo.

Sou uma mulher mãe, artista, ser humano, escritora, cantautora, antropóloga terapeuta e dinamizadora de atividades artístico-criativas, de bem-estar, autoconhecimento e desenvolvimento humano através da música, dança e expressão. Sou fundadora do projeto e Fundo Alegria para Todos.

Sou uma celebradora nata, mas também muito ermita. Adoro pessoas mas preciso de tempo de solitude para estar sana, e fazer o meu trabalho. A vida para mim é profunda, e para concretizar coisas com sentido, às vezes em silêncio, outras com música, mas sinto-a e vivo-a como um grande presente.

Em relação a este site, é a minha casa virtual, e espero que te sintas muito bem-vindo e bem-vinda aqui. Nesta casa poderás encontrar e saber mais sobre o meu trabalho, os serviços através dos quais podemos colaborar e criar coisas maravilhosas juntos, aprender sobre determinados temas, escutar experiências, ou simplesmente desfrutar, sonhar, e contactar-me.

Espero ouvir de ti em breve. Por agora, deixo um abraço com amor e alegria!